Viajar com baterias de lítio

Informações importantes sobre como viajar em voos operados pela Air New Zealand com baterias de lítio, soltas ou instaladas em dispositivos.

Nossos requisitos são baseados em Watt-hora ou conteúdo de lítio, dependendo do tipo de bateria.

Baterias e celulares devem ser de um tipo que atenda comprovadamente aos requisitos do Manual UN de Testes e Critérios:

  • Para baterias de íon de lítio (Li-ion) ou polímero de lítio, que são geralmente recarregáveis, consideramos a classificação máxima de Watt-hora (Wh) (amp-hora x volt)
  • Para baterias de lítio metálico ou liga de lítio, que geralmente não são recarregáveis, consideramos o conteúdo de lítio (LC) dentro da bateria

As classificações devem ser marcadas claramente

A classificação de Watt-hora (Wh) ou o conteúdo de lítio (LC) devem ser marcados claramente pelo fabricante original em todas as baterias de lítio.

Dispositivos eletrônicos portáteis na bagagem despachada

Os dispositivos eletrônicos portáteis que contenham baterias metálicas de lítio ou íon de lítio, como laptops, tablets, telefones celulares ou câmeras devem ser transportados na bagagem de mão. Quando isso não for possível, os dispositivos devem estar completamente desligados (não os deixe em modo avião); protegidos contra a ativação acidental; não devem ser transportados na mesma bagagem que contenha material inflamável (por exemplo: perfumes, aerossóis) e embalados para que estejam protegidos contra danos antes de enviá-los como bagagem despachada

Requisitos de segurança de baterias sobressalentes

Baterias sobressalentes ou soltas não são permitidas na bagagem despachada. Se elas forem de um tamanho permitido como bagagem de mão (veja abaixo), deverão estar no pacote do fabricante ou protegidas contra curto-circuito. Você pode fazer isso colocando fita isolante nos terminais ou colocando as baterias em um saco plástico resistente. Baterias sobressalentes não devem entrar em contato com objetos metálicos, como moedas, chaves ou joias e deve-se tomar as medidas necessárias para evitar que a bateria seja esmagada, perfurada ou pressionada.

Evitar ativação acidental

Se você embalar um dispositivo elétrico em sua bagagem despachada, deverá evitar que ele ligue de forma não intencional.

Veículos recreativos pequenos

Baterias de cadeira de rodas e auxílio de mobilidade

Até 100 Watt-hora (Wh) ou 2 g de conteúdo de lítio

Mais de 100 Wh ou 2 g LC, mas não excedendo 160 Wh ou 8 g LC

Mais de 160 Wh ou 8 g de conteúdo de lítio