Serviços para passageiros em cadeiras de rodas

Os nossos funcionários possuem muita experiência em dar assistência a clientes em cadeira de rodas, por este motivo tenha a certeza que será sempre bem atendido quando viajar conosco.

Caso possa ajudar fisicamente na sua própria evacuação e estiver confiante de poder fazê-lo, neste caso é possível viajar de forma independente sem ter a necessidade de viajar com um assistente de segurança, se assim o desejar. Bem-vindo a bordo.

Caso não possa ajudar na sua própria evacuação em caso de emergência, é possível viajar conosco, no entanto, será necessário viajar com um assistente de segurança de 16 anos de idade ou mais capaz de fisicamente assisti-lo na sua evacuação.

Nossa tripulação de cabine está disponível para ajudá-lo, mas existem situações nas quais não será possível fazê-lo. Caso necessite de assistência para se alimentar, tomar medicamentos ou ir ao banheiro durante o voos, será necessário viajar com uma pessoa de 16 anos ou mais capaz de assisti-lo com as suas necessidades.

Caso não necessite deste nível de assistência durante o voo, é possível viajar de forma independente sem a necessidade de um assistente de segurança, se assim o desejar.

 

A Air New Zealand utiliza três códigos para "Solicitação de Serviços Especiais"(SSR) que são inseridos na sua reserva. Todas as companhias aéreas utilizam estes códigos para ajudar na identificação do nível de assistência necessária (se for o caso). É possível que nossos funcionários façam perguntas sobre a sua capacidade de se transferir para/do assento da aeronave e inserirão na sua reserva o código mais apropriado para as suas necessidades.

  • WCHR
  • WCHS
  • WCHC

Veja mais 

Caso estiver fazendo uma conexão com outra companhia aérea, aconselhamos entrar em contato com a companhia aérea em questão para saber quais os serviços que oferecem e quais são as informações necessárias que deverão receber para atender as suas necessidades.

Check-in

Solicitamos que faça o seu check-in pelo menos 60 minutos antes do embarque. Isto nos permite organizar a sua viagem e o seu assento antes dos outros passageiros. Não faça o seu check-in no quiosque de self-service do aeroporto pois é importante ter a oportunidade de discutir e confirmar o exato nível da assistência necessária.

Informe ao agente de check-in se haverá necessidade de utilizar um dispositivo de elevação ou uma cadeira de rodas de corredor. No uso de um dispositivo de elevação, indique a sua preferência por um funcionário homem ou mulher para assistir com o posicionamento da cinta de elevação.

Caso assim o desejar, a sua cadeira de rodas será despachada e forneceremos uma cadeira de rodas do aeroporto e você será assistido pelos nossos funcionários para chegar ao seu assento na aeronave. É possível permanecer na sua cadeira de rodas até chegar na porta da aeronave. A sua cadeira de rodas receberá uma etiqueta no check-in e será levada ao porão de bagagem a partir da porta da aeronave.

A sua cadeira de rodas pessoal e outra cadeira (ex. para banho/esportes) será levada no compartimento de carga sem custo; um excesso de bagagem pode ser aplicado para equipamentos adicionais transportados. Assegure-se de que estes contenham etiquetas com o seu nome e endereço, (podemos ajudá-lo caso seja necessário). Caso uma cadeira de rodas para esportes possa ser desmontada em 2 ou 3 peças, será contado como uma única peça ao calcular o número de bagagem.

Como muitas cadeiras de rodas são fabricadas como peças únicas para as suas necessidades, é importante ter em mãos as instruções escritas anexadas para que os funcionários possam fazer a embalagem, armazenar e voltar a montar a sua cadeira de rodas da maneira mais cuidadosa e rápida possível.

Os principais pontos que devem ser indicados são:

  1. Como dobrar o assento
  2. Como desconectar a bateria (se for o caso)
  3. Como soltar as marchas para rodar livremente
  4. Como retirar o controle/a manivela

Transporte de cadeiras de rodas a bateria em todos os voos da Nova Zelândia:
Como muitas cadeiras de rodas operadas por bateria não podem ser totalmente dobradas, estas não podem ser sempre transportadas em certos tipos de aeronaves menores. Use as informações de referência sobre a aeronave a seguir ou verifique com a Air New Zealand antes de reservar, para saber se a sua cadeira de rodas pode ser transportada.

  • Os regulamentos de segurança exigem que os terminais das baterias não derramáveis estejam protegidos contra curto-circuito e a bateria esteja seguramente fixada à cadeira de rodas ou auxiliar de locomoção. A companhia aérea deve ter a certeza de que a cadeira de rodas não seja operada inintencionalmente no porão da aeronave durante o voo.
  • Caso a cadeira ou auxiliar de locomoção tenha uma bateria derramável, esta deve ser desconectada, os terminais protegidos contra curto-circuito e o auxiliar de locomoção /cadeira de rodas armazenados em posição reta. Caso isto não possa ser feito, a bateria deve ser retirada da cadeira de rodas/auxiliar de locomoção e ser transportado em embalagem aprovada.
  • Não deixe de informar aos nossos funcionários no momento do check-in que tipo de bateria a sua cadeira ou auxiliar de locomoção contém.
    Para evitar danos, recomendamos quando possível retirar o controle/manivela da cadeira e levá-lo consigo.
  • Para a sua orientação, as medidas das portas da aeronave de voos domésticos irão ajudá-lo a determinar se a sua cadeira de rodas com bateria pode ser acomodada, especialmente se o encosto do assento não dobrar.

Especificações da aeronave

Tipo de aeronave

  • ATR 72
    • Porta dianteira : 129 x 153 cm
    • Porta traseira: 64 x 122 cm
  • Bombardier Q300: 127 x 152 cm
  • Beechcraft 1900D: 134 x 150 cm

Em outros tipos de aeronaves da Air New Zealand, a sua cadeira de rodas será armazenada em um container e neste caso o tamanho da porta não é um problema.

De/para a aeronave
É possível permanecer na sua cadeira de rodas até chegar na porta da aeronave. Avisaremos no momento do check-in se será necessário embarcar mais cedo. Embarcar mais cedo permite um traslado privativo para a aeronave e o transporte da sua cadeira de rodas para o porão da aeronave. Caso deseje aproveitar e embarcar mais cedo, avise um dos nossos agentes no portão de embarque.

Na aeronave você irá:

  • transferir-se sozinho para o assento da aeronave
  • ou transferir-se para o assento com a ajuda da sua própria pessoa de suporte
  • ou os nossos funcionários utilizarão o dispositivo de elevação Eagle para fazer o traslado (somente na Nova Zelândia - aeroportos de Auckland, Wellington, Christchurch e Dunedin) ou usarão uma tábua de deslizamento ou um lençol de transferência.

Caso seja necessário, uma cinta de elevação (usado com o dispositivo de elevação Eagle) será posicionada na privacidade da ponte aérea e pediremos a um funcionário, homem ou mulher, para assisti-lo com isto. Recomendamos vestir shorts ou calças compridas para privacidade e conforto.

O dispositivo de elevação Eagle não está disponível durante o voo. Este se encontra no solo nos aeroportos da Nova Zelândia.

Na chegada, nossos funcionários estarão a sua espera com uma cadeira de rodas do aeroporto ou a sua própria cadeira de rodas se assim o solicitar. Se for o caso, estes o ajudarão a passar pela Alfândega e Imigração e a retirar a sua bagagem no setor de chegada.

Cadeira de rodas de corredor
Todos os Boeing 777, 737 e o Airbus internacional A320 possuem cadeiras de rodas de corredor (uma cadeira de rodas de corredor especialmente projetada para passar pelos corredores estreitos da aeronave). A cadeira de rodas de corredor é utilizada para levá-lo até o seu assento e pode ser usada para ir ao banheiro a bordo da aeronave durante o voo.

Devido ao espaço limitado, as cadeiras de rodas de corredor não estão disponíveis a bordo nos voos domésticos da Air New Zealand. Os aeroportos estão equipados com cadeiras de rodas de corredor na chegada e saída das aeronaves e serão usadas para colocá-lo e retirá-lo do seu assento.

Você deverá permanecer no assento durante o curto voo doméstico.

Cinturão para tetraplégicos
Todas as aeronaves da Air New Zealand estão equipadas com um cinturão especial para o torso para proporcionar suporte adicional no assento da aeronave. Solicite este suporte ao fazer a reserva e a bordo da aeronave. Devido aos regulamentos da FAA, os passageiros que precisam de suporte de um cinturão do torso não podem viajar em Classe Executiva Premier ou Classe Econômica Premium, pois o cinturão interfere com o airbag do assento.

Suporte a bordo
Caso possa ajudar fisicamente na sua própria evacuação e esteja confiante de poder fazê-lo, neste caso é possível viajar de forma independente sem ter a necessidade de ter um assistente de segurança, se assim o desejar. Bem-vindo a bordo.

Quando não possa ajudar na sua própria evacuação em caso de emergência, é possível viajar conosco, no entanto será necessário viajar com um assistente de segurança de 16 anos de idade ou mais capaz de fisicamente assisti-lo na sua evacuação.

Nossa tripulação de cabine está disponível para ajudá-lo, mas existem coisas que eles não podem fazer.

Caso necessite assistência para se alimentar, tomar medicamentos ou ir ao banheiro durante o voo, será necessário viajar com uma pessoa de 16 anos ou mais, capaz de assisti-lo com as suas necessidades. Caso durante a duração do seu voo não necessitar deste nível de assistência, é possível viajar de forma independente.

Viagem em serviços internacionais
Caso normalmente precise de assistência física para a transferência de/para seu assento, então os nossos funcionários poderão assisti-lo usando a tábua de deslizamento e o lençol de transferência. Caso possa se transferir sozinho ou preferir que o seu acompanhante faça a transferência, recomendamos esta opção, os nossos funcionários poderão ajudar a mover a parte inferior das suas pernas se necessário.

Viagem dentro Nova Zelândia
Caso precise normalmente de assistência física para se transferir de/para o seu assento, o dispositivo de elevação Eagle encontra-se disponível para acesso a todas as aeronaves Boeing 737-300 e Airbus A320 em Auckland, Wellington, Christchurch e Dunedin. Também temos funcionários que podem assisti-lo com a transferência para/da aeronave usando uma tábua de deslizamento e um lençol de transferência.

Caso prefira, organize uma pessoa de suporte para levantá-lo/colocá-lo no assento da aeronave em cada aeroporto no momento do embarque e desembarque da aeronave. A pessoa de suporte não precisa viajar com você mas precisará ser liberado pelo setor de segurança do aeroporto. Estas pessoas devem poder levantar a parte superior do corpo, nossos funcionários podem ajudá-lo a mover a parte inferior das suas pernas, se necessário.

Obs: não há atualmente dispositivo disponível de elevação para aeronaves regionais (ATR72, Q300, Beech 1900D). Uma pessoa de suporte deverá colocá-lo e retirá-lo do assento da aeronave ao embarcar e desembarcar destas aeronaves.