Equipamento médico

A Air New Zealand visa oferecer uma viagem segura e confortável a passageiros com problemas de saúde que exigem o uso de equipamento médico especial.

A Air New Zealand tem alguns equipamentos especiais que podem ser instalados na aeronave para uso pelo cliente. Em outros casos, o cliente deverá providenciar o equipamento necessário. Equipamento que requeira tomada elétrica deve ser ajustado com um plugue US; observe que adaptadores não podem ser usados a bordo.

Oxigênio suplementar
Levar seu próprio equipamento médico
Conectar aparelhos médicos à tomada da aeronave
Concentrador de Oxigênio Portátil (POC)/respirador/ventilador
Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP)
Nebulizadores
Macas

Oxigênio suplementar

Se você precisar de oxigênio suplementar:

  • Preencha as partes 1 e 2 do Formulário de autorização médica MEDA. Veja os problemas que exigem autorização médica
  • Envie-nos o formulário pelo menos 72 horas antes de viajar ou 48 horas antes se for usar o seu próprio concentrador de oxigênio portátil
  • Faça check-in uma hora antes do horário final de check-in
  • Pague todas as taxas aplicáveis
  • Observe que os passageiros não têm permissão para usar suas próprias garrafas de oxigênio na aeronave.

Observe que a Air New Zealand fará todo o esforço para ter o oxigênio disponível no voo solicitado; devido a questões operacionais, talvez não seja possível atender à solicitação. Nesses casos, a Air New Zealand reserva-se o direito de solicitar que você viaje em um voo em que o oxigênio possa ser fornecido.

Por questões de segurança, cilindros de gás comprimido privados e hospitalares não podem ser transportados ou usados a bordo de aeronaves da Air New Zealand, a menos que embalados como Produtos Perigosos.

Voos domésticos: Para voos dentro da Nova Zelândia, nós vamos indicar a você um fornecedor autorizado de oxigênio onde possível. Ele fornecerá oxigênio suficiente para o voo e qualquer tempo de espera em solo.

Voos internacionais: Nós podemos fornecer oxigênio na maioria de nossas aeronaves, mas não em solo ou em trânsito - você deverá se organizar para isso.

Para passageiros em viagem internacional, a Air New Zealand pode fornecer oxigênio da companhia aérea enquanto você estiver a bordo no voo por um custo adicional. O fornecimento padrão é de 2 L/min via cânula nasal usando um concentrador de oxigênio portátil (POC) “Avia Pulse”. O aparelho pode ser ajustado para fornecer oxigênio por meio de um sistema de entrega “dose pulso”, que sente você respirando e aciona eletronicamente o oxigênio a ser fornecido para a primeira parte de cada respiração; esta é a parte da respiração mais importante para manter os níveis de oxigênio em seus pulmões. Esse tipo de entrega de oxigênio é mais que adequado para a maioria das condições estáveis que requerem oxigênio extra para compensar pelos efeitos da altitude. Se você não estiver familiarizado com o uso de um concentrador dose pulso ou se não tiver certeza se isso estará adequado às suas necessidades, sugerimos que você discuta o assunto com o seu médico. O aparelho também pode ser ajustado para fornecer oxigênio continuamente onde isso for recomendado. Será solicitado que seu médico indique a taxa de fluxo apropriada e o ajuste para o seu problema de saúde. Seu médico pode entrar em contato com a unidade médica da Air New Zealand com quaisquer perguntas sobre oxigênio a bordo; entre em contato com + 64 9 256 3924.

Se você estiver em um voo internacional ou doméstico dentro da Nova Zelândia como parte da mesma viagem no mesmo dia, a Air New Zealand fornecerá o oxigênio a um custo adicional de cilindros portáteis ou de um concentrador de oxigênio.

Não há nenhuma taxa para concentradores de oxigênio portáteis fornecidos pelo cliente, no entanto, há restrições quanto à sua aceitação e uso.

O custo para garrafas de oxigênio portáteis ou concentradores de oxigênio portáteis fornecidos pela Air New Zealand é de NZD$ 150 por unidade requerida.

Taxas de fluxo maiores que 4LPM exigirão o uso de uma sonda de oxigênio fixa a um custo adicional.

Levando seu próprio equipamento médico

Se você levar equipamento médico com você para uso na aeronave, ele deverá ter um certificado “aprovado para o tipo de aeronave” ou ter sido verificado e aprovado pela Engenharia da Air New Zealand. Isso inclui qualquer concentrador de oxigênio portátil (POC), respirador, ventilador, aparelho CPAP ou nebulizador. Se o seu próprio aparelho não for adequado, recomendamos que você alugue um aparelho aprovado para suas viagens.

Inclua detalhes de qualquer equipamento médico em seu Formulário de autorização médica MEDA. Veja os problemas que exigem autorização médica

Para controle de segurança, recomendamos que você carregue uma carta do seu médico dizendo que você precisa usar o aparelho na aeronave.

Se você quiser usar seu aparelho concentrador de oxigênio portátil (POC)/respirador/ventilador durante o voo, será necessário ter uma autorização médica e ela deverá atender a esses requisitos.

Se você quiser usar seu aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) durante o voo, será necessário ter uma autorização médica e ela deverá atender a esses requisitos.

Observe que, apesar da aprovação de um aparelho pela Air New Zealand, a companhia aérea não se responsabiliza por nenhuma quebra ou falha operacional subsequente de nenhum equipamento médico de propriedade, fornecido e usado pelos clientes em sua aeronave.

Conectar aparelhos médicos à tomada da aeronave

As restrições de segurança se aplicam ao uso da tomada da aeronave, portanto, onde possível, é melhor viajar com aparelhos movidos a bateria e baterias sobressalentes suficientes (para obter instruções de embalagem, consulte itens restritos de bagagem de mão).

Assentos com tomadas: Assentos com tomada PC não são aprovados para aparelhos médicos, exceto para alguns aparelhos de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Nós o informaremos se seu aparelho CPAP é aprovado para assento com tomada quando recebermos seu formulário de autorização médica MEDA. Veja os problemas que exigem autorização médica

Tomadas elétricas médicas: Para voos internacionais, nossa aeronave tem um número limitado de tomadas elétricas médicas para aparelhos aprovados. Elas fornecem 115 Volts a 400 Hertz, o que é diferente para qualquer fonte de alimentação doméstica. Se você precisar se conectar a uma delas, informe-nos antes de fazer a reserva. Tomadas elétricas médicas não estão disponíveis em nossos voos domésticos.

Dê duas semanas para avaliação: Para se conectar à tomada médica de nossa aeronave, seu aparelho deve ter sido avaliado e aprovado pela Engenharia da Air New Zealand, mesmo que tenha sido aprovado por outra companhia aérea. Isso pode demorar pelo menos duas semanas, uma vez que a avaliação inclui o recebimento do aviso por escrito do fabricante ou agente local informando que ele aprova o uso do equipamento com uma fonte de alimentação de 115 Volts a 400 Hz.

Concentrador de oxigênio portátil (POC)/respirador/ventilador

Se você quiser usar seu aparelho concentrador de oxigênio portátil (POC)/respirador/ventilador durante o voo, será necessário ter uma  autorização médica e ela deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Ele deve ser de um modelo aprovado pela Air New Zealand ou atender à aprovação FAA e ter uma etiqueta do fabricante que indique que ele atende a esses requisitos
  • O aparelho deve poder ser acondicionado na cabine de maneira a atender aos regulamentos de segurança. As dimensões combinadas máximas são: peso máximo de 7 kg (15 lbs) e total máximo de dimensões (comprimento + largura + altura) de 115 cm (45")
  • Você deve nos fornecer um aviso no mínimo 48 horas antes da sua intenção de usar seu aparelho se quiser usar a tomada da aeronave e deve fazer check-in 1 hora antes do check-in geral
  • Observe que a tomada da aeronave não está disponível em voos domésticos
 
AirSep Corporation's FreeStyle

Sim

Sim

Não

 
AirSep Corporation's LifeStyle

Sim

Sim

Não

 
Inogen, Inc.'s Inogen One
(também conhecido como IO 100 ou IS 100)

Sim

Sim

Não

 
Invacare Corporation's XPO2-XP0100

Sim

Não

Não

 
Delphi Medical Systems' RS-00400

Sim

Não

Não

 
SeQual Technologies' Eclipse

Sim

Não

Não

 
Repironics Inc.'s EverGo

Sim

Não

Não

 
International Biophysics Life Choice

Sim

Não

Não

 
Oxlife Independence

Sim

Não

Não

 
Inogen Inc's Inogen One G2v
(também conhecido como IO 200 ou IS 200)

Sim

Não

Não

 
Devilbiss IGo

Sim

Não

Não

 
Invacare Corporation's SOLO2

Sim

Não

Não

 
INOVA LifeChoice

Sim

Não

Não

 
Philips Respironics Simply Go

Sim

Não

Não

Devido ao nível de confiabilidade exigido ao usar equipamento médico, o assento com tomada PC não é aprovado para aparelhos médicos. Tomadas médicas estão disponíveis para aparelhos médicos aprovados com notificação prévia. Essas tomadas funcionam com uma fonte de alimentação separada para o assento com tomada PC.

Se seu próprio aparelho concentrador de oxigênio portátil (POC)/respirador/ventilador não atender a esses requisitos, recomendamos alugar um aparelho para o período de suas viagens para garantir que você possa ficar confortável em sua viagem.

Pressão positiva continua nas vias aéreas (CPAP)

Apneia do sono, um problema em que as vias aéreas superiores são obstruídas durante o sono, normalmente não é uma ameaça à vida e pode ser aliviada com o uso de uma bomba de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

Se você quiser usar seu aparelho CPAP durante o voo, ele deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Ele deve ser de um modelo aprovado pela Air New Zealand ou atender à aprovação FAA e ter uma etiqueta do fabricante que indique que ele atende a esses requisitos
  • O aparelho deve poder ser acondicionado na cabine de maneira a atender aos regulamentos de segurança. As dimensões combinadas máximas são: peso máximo de 7 kg (15 lbs) e total máximo de dimensões (comprimento + largura + altura) de 115 cm (45")
  • Você deve nos fornecer um aviso no mínimo 48 horas antes de sua intenção de usar seu aparelho se quiser usar a tomada da aeronave e deve fazer check-in 1 hora antes do check-in geral. Sugerimos preencher a parte do passageiro do formulário MEDA da Air New Zealand para nos notificar
  • Observe que a tomada da aeronave não está disponível em voos domésticos, consulte o mapa de assentos para verificar se o tipo de sua aeronave possui assentos com tomadas
 

ResMed / Sullivan 

APD 2, 2e, 2s, III (3), IIId (3), AutoSet T, S6 Elite,
S6 Liteweight, V, V Plus, V Elite

 Sim

Sim

Sim

 

ResMed

S7 AutoSet Spirit, AutoSet Spirit,
S7 Lightweight, S7 Elite,
S8 AutoSet Spirit, S8 AutoSet Vantage,
S8 AutoSet II (2), S8 AutoSet Spirit II (2),
S8 Elite, S8 Elite II (2), S8 Autoscore,
S8 Auto score II (2), S8 Classic,
S8 Escape, S8 Lightweight, S9,
S9 Elite, VPAP III (3), VPAP III (3) ST

 Sim

 Sim

 Sim

 

Fisher & Paykel - Série HC 230*   

HC 232, HC 233, HC 234, HC 235, HC 236, HC 237,
HC 238, HC 239, HC 254

 Sim

 Sim

 Sim

 

Fisher & Paykel - Série HC 600*   

HC 602, HC 604, HC 608, Icon Premo, Icon Auto, Icon Novo

 Sim

 Sim

 Sim

 

Respironics**

Remstar Plus C-Flex, Remstar Auto M

 Sim

 Não

 Sim

 

Respironics**

Remstar Auto A -flex

 Sim

Não

Não

 

Respironics**

Remstar Pro C-Flex +

Sim

Não

 

Não

 

DeVilbiss Healthcare   

Série DV5

 Sim

 Não

 Sim

 

Puritan Bennett   

GoodKnight Série 420

 Sim

 Não

 Sim

 

Transcend   

Transcend, Transcend Auto™, Transcend EZEX™

 Sim

 Não

 Sim

* Aprovado para uso com assentos com tomadas se o CPAP for operado em um modo de baixa energia. Isso é conseguido não usando o umidificador ou as funções de controle de clima. No modelo ICON, isso pode ser conseguido alternando para o "Modo Voo"

** Rem Star Auto A -flex pode ser aprovado para uso com assentos com tomadas desde que não haja bateria ajustada ou que a bateria esteja totalmente carregada

A conexão com assentos com tomadas é aprovada apenas para aparelhos CPAP listados. O uso de um aparelho CPAP aprovado é limitado à fase de cruzeiro do voo, depois da decolagem e antes da aterrissagem. A tripulação o informará quando é seguro usar esses aparelhos.

O fornecimento de assentos com tomadas não pode ser garantido e depende de vários fatores, incluindo outros aparelhos conectados à fonte de alimentação compartilhada. Observe que a fonte de alimentação nos soquetes das tomadas no assento é de 110 V a 60 Hz capaz de aceitar vários tipos de ajuste de plugue. A tripulação tem acesso a um número limitado de adaptadores de plugue se o seu plugue não for compatível com o soquete.

Os aparelhos mostrados como não aprovados para se conectar às tomadas nos assentos puxam mais que o máximo de 1,2 Amps que um soquete de tomada no assento pode suportar.

Devido ao nível de confiabilidade exigido ao usar equipamentos médicos, um assento com tomada PC não é aprovada para nenhum outro aparelho médico. Tomadas médicas estão disponíveis para aparelhos médicos aprovados com notificação prévia. Essas tomadas funcionam com uma fonte de alimentação separada para o assento com tomada PC.

Se seu próprio aparelho CPAP não atender a esses requisitos, recomendamos alugar um aparelho para o período de suas viagens para garantir que você possa ficar confortável.

Nebulizadores

Nebulizadores podem ser usados a bordo da aeronave da Air New Zealand. No entanto, é necessário seguir esses requisitos operacionais e de segurança:

  • A marca e o modelo do seu nebulizador devem ser aprovados pela Air New Zealand
  • Inclua detalhes do aparelho no formulário MEDA
  • Como não há nenhuma instalação de bordo para operar nebulizadores elétricos, você precisará usar uma bateria portátil ou um espaçador
  • Embora a viagem aérea geralmente não afete o equipamento de nebulização, a Air New Zealand não se responsabiliza por nenhuma quebra ou outra falha operacional do seu equipamento

Macas

As macas da aeronave podem ser solicitadas para voos internacionais no Boeing 777, 787 e no Airbus A320 da Air New Zealand. Elas não estão disponíveis em nossos serviços domésticos.

Requisitos: são exigidos um aviso com no mínimo 48 horas de antecedência e uma autorização médica. Uma escolta médica qualificada deve viajar com o passageiro. Inclua detalhes da equipe médica acompanhante no formulário de autorização médica MEDA. Veja os problemas que exigem autorização médica

Encargos: tarifas especiais são aplicadas, dependendo da rota requerida. As tarifas não incluem outros custos de organização, como encargos com ambulância ou manuseio no aeroporto que você ou seu agente de reservas pode ter que pagar.

Oxigênio: se oxigênio ou outro equipamento médico for necessário, isso deve ser aprovado por nós para uso a bordo. Veja as seções relevantes acima.

Se nós não pudermos fornecer uma maca no voo internacional que você solicitar, pediremos que você viaje em outro voo ou recomendaremos o uso de uma ambulância aérea.