Problemas de saúde

O conforto e a segurança de todos os passageiros são importantes para nós, então, se você tiver algum problema de saúde, leia estas informações com atenção.

Alguns problemas exigem apenas que você nos notifique; outros, precisam de autorização médica para garantir que seja seguro para você voar. A autorização médica também será necessária se você precisar usar equipamento médico ou oxigênio suplementar no avião. 

Se você estiver viajando em outras companhias aéreas, incluindo a extensa rede de companhias aéreas parceiras da Air New Zealand, será necessário verificar e estar de acordo com os regulamentos das outras companhias. Seu agente de viagem ou a outra companhia aérea poderá auxiliá-lo.

Se você tiver um problema de saúde que resulte em dúvidas sobre você poder completar o voo com segurança ou que represente risco a outros passageiros, uma autorização médica de nossa equipe médica aérea poderá ser necessária para permitir que você viaje. Nossa equipe médica usa critérios aceitos internacionalmente para avaliar sua condição física para voar, com base nas informações fornecidas por você e pelo seu médico. A maioria das avaliações é simples, mas alguns passageiros podem precisar viajar com escolta médica ou com oxigênio suplementar.

Problemas de saúde: Exemplos de problemas que exigem autorização médica incluem:

  • Doença recente, hospitalização, cirurgia ou ferimentos, incluindo fraturas ósseas
  • Doença cardíaca
  • Doença pulmonar
  • Problemas de ouvido e sinusal
  • Problemas psiquiátricos
  • Últimos estágios de gravidez
  • Qualquer doença que possa ser contagiosa no momento da viagem (particularmente catapora, tuberculose, sarampo e caxumba)
  • Se você estiver viajando por motivos médicos ou tratamento

Equipamento médico: uma autorização também será necessária se você estiver viajando com equipamento médico especial, incluindo:

  • CPAP/VPAP
  • Oxigênio médico (concentrador ou garrafas)
  • Nebulizadores
  • Bombas de seringa
  • Macas
  • Ventiladores

Formulário de autorização médica: seu agente de viagem pode fornecer a você um formulário de autorização médica conhecido como formulário Medical Fitness for Air Travel (MEDA). Como alternativa, você pode baixar e imprimir o formulário você mesmo. O MEDA da Air New Zealand é baseado no formulário aprovado pela Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA).

Onde possível, os MEDAs devem ser enviados de 3 a 14 dias antes da viagem. Nós procuramos aprovar os MEDAs rapidamente, no entanto, se sua solicitação for enviada com três dias da data da viagem pretendida, não podemos garantir a aprovação antes da sua partida. Isso pode se dever a questões logísticas e/ou médicas.

O documento consiste em três seções:

Depois que a Parte 1 e a Parte 2 tiverem sido preenchidas, devolva-as para o seu agente de viagem ou para o Paxcare MEDA & Special Handling Desk da Air New Zeland por fax ou e-mail. Os detalhes de contato estão na parte inferior dos formulários MEDA.

Lembre-se de embalar os medicamentos que você pode precisar no aeroporto, no avião ou na chegada em seu destino em sua bagagem de mão. As regras da aviação civil agora exigem que as medicações tenham uma etiqueta impressa pela farmácia. Para líquidos em frascos acima de 100 mL, recomendamos que você carregue também uma carta do seu médico.

Fusos horários: se você estiver mudando de fuso horário, pergunte ao seu médico como deve ajustar suas doses. Isso é particularmente importante para diabetes, epilepsia e outros problemas graves.

Refrigeração: nossa tripulação de voo não pode tomar conta de medicação ou armazená-la em refrigeradores. Se sua medicação tiver que ficar refrigerada, você deverá providenciar recipiente e líquido de refrigeração adequados. Fale com seu médico ou farmacêutico. Se estiver usando gelo seco, consulte itens restritos e proibidos em bagagem de mão.

Seringas e objetos pontiagudos: se você estiver carregando seringas para uso médico, recomendamos que você também carregue uma carta do seu médico dizendo que você precisa delas. Todas as nossas aeronaves têm recipientes para objetos pontiagudos para descarte seguro de agulhas, seringas e ampolas. Peça à tripulação se você precisar descartar esses itens.

Para nos ajudar a oferecer o melhor serviço possível, informe-nos quando fizer a reserva se você for:

  • Saudável, mas tiver dificuldades de mobilidade e precisar de uma cadeira de rodas
  • Um paraplégico ou tetraplégico reabilitado (você pode precisar de um assistente de segurança)
  • Deficiente visual ou cego
  • Deficiente auditivo ou surdo

Para saber mais sobre nossos serviços para passageiros com deficiências, consulte viagem acessível.