Extravio de bagagem despachada

Embora os sistemas das companhias aéreas tenham traçado um longo caminho, eventualmente a bagagem despachada é atrasada, danificada ou extraviada. Abaixo você encontrará recomendações para uma solução rápida.

Caso sua bagagem despachada não chegue,

pedimos desculpas pelo inconveniente. Fique tranquilo, pois quase todas as malas são devolvidas a seus donos rapidamente. Manteremos contato diário até resolvermos o problema.

Para agilizar a devolução da bagagem, você pode fazer o seguinte:

  • Verifique o status de sua bagagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, com nosso serviço on-line de rastreamento de bagagem. Você precisará do número de referência do registro da companhia aérea fornecido no momento de informar o extravio de sua bagagem na chegada
  • Para voos internacionais, que podem incluir a conexão de voos domésticos, envie um e-mail ou ligue para o escritório de serviços de bagagem correspondente com sua referência de registro e nome até 21 dias a partir de sua chegada
  • Para voos domésticos, envie um e-mail ou ligue para o escritório de serviços de bagagem correspondente com sua referência de registro e nome até 30 dias a partir de sua chegada
  • Guarde o relatório de extravio de bagagem que você receberá do escritório de serviços de bagagem
  • Guarde os recibos de itens de reposição ou emergência
  • Guarde, também, a passagem aérea, recibos de bagagem e a nota de excesso de bagagem correspondentes

Entraremos em contato assim que sua bagagem for localizada e, sujeita a regras da alfândega e de quarentena, entregue ao endereço informado.

Você também pode optar por receber atualizações diárias via SMS e/ou e-mail. Certifique-se de que a equipe de serviços de bagagem esteja atualizada com seus detalhes de contato corretos, inclusive um número de celular e/ou endereço de e-mail válidos. Se seus detalhes de contato e/ou de endereço de entrega mudaram, informe o escritório de serviços de bagagem ou o serviço de rastreamento de bagagem on-line.

Podemos oferecer ajuda enquanto estiver aguardando suas malas

Caso sua bagagem não seja devolvida dentro de 24 horas e você não estiver em sua cidade, você pode ter direito a despesas de emergência.  Para saber detalhes, entre em contato com escritório de serviços de bagagem ou o serviço de rastreamento de bagagem on-line relevante. Caso você tenha seguro de viagem, consulte as políticas de benefícios.

O que acontece após cinco dias

Caso sua mala não seja localizada após sete dias, preencha o formulário de reivindicação fornecido na chegada. Alternativamente, você pode fazer o download do formulário de reivindicação e enviá-lo por e-mail ao escritório de serviços de bagagem da Air New Zealand mais próximo. Se sua bagagem não for localizada dentro de 21 dias, processaremos a reivindicação enquanto continuamos as buscas.

Você deve, também, entrar em contato com a seguradora de viagens. A responsabilidade da Air New Zealand pela perda de bagagem é limitada pelas convenções internacionais e pela Lei de Transporte de Mercadorias. Leia nossas condições de transporte.

Solicitar indenização caso sua mala esteja danificada

Informe o dano por e-mail ao escritório de serviços de bagagem mais próximo dentro de sete dias. Avaliaremos seu requerimento e forneceremos uma mala de substituição de mesmo valor (menos o valor de depreciação) ou processaremos sua reivindicação de acordo com as limitações de responsabilidade aplicáveis. Leia nossas condições de transporte.

Limites de tempo para notificação/reivindicação de perda, atraso ou dano de bagagem despachada

Você deve notificar o atraso ou dano na bagagem despachada por escrito dentro dos prazos abaixo. 

Doméstico (sem conexões internacionais)
  • 30 dias em caso de dano, perda ou destruição de peça somente de um item da bagagem despachada
  • 21 dias após o caso de perda de todo item desde a data de chagada
Internacional 
  • Em caso de dano à sua bagagem, você tem 7 dias a partir do momento em que o dano foi identificado para realizar a notificação
  • Em caso de atraso, até 21 dias a partir do momento em que a bagagem foi disponibilizada

Leia nossas condições de transporte.

Pertences perdidos

Muitas vezes, os passageiros esquecem seus pertences na aeronave, no lounge da companhia aérea ou no aeroporto.

Aqui estão algumas recomendação para uma solução rápida.

Caso você esqueça algo no avião ou no lounge da companhia aérea

Caso você deixe algum objeto em um de nossos lounges ou dentro de nossas aeronaves, preencha nosso relatório de pertence perdido.   

Faremos todo o possível para encontrar seus pertences. Se necessário, uma carta pode ser fornecida para suporte à reinvindicação do seguro. Os objetos encontrados serão guardados pelo prazo de um mês. Será necessário um documento de identificação com foto para retirar o objeto perdido.

Tentaremos encontrar e devolver seus pertences o mais rápido possível.  

Caso você tenha esquecido algo no aeroporto

Caso você tenha deixado um objeto em um portão ou ao fazer o check-in, ou em qualquer outro lugar do aeroporto, entre em contato com o aeroporto correspondente.