Dunedin

Capital do patrimônio cultural e natural. As colônias de flora e fauna de Dunedin e suas paisagens costeiras espetaculares se combinam com uma cultura urbana cativante.

Perto do centro de Dunedin, vivem extraordinários mamíferos e aves marinhas, como o albatroz real, os pingüins de olhos amarelos, os pingüins azuis, os lobos-marinhos da Nova Zelândia e os leões-marinhos.

O melhor lugar para observar essas incríveis criaturas é a ponta da Península de Otago, um paraíso de paisagens costeiras e habitats naturais. O caminho ao redor da península é repleto de belas baías, aldeias históricas, fazendas, penhascos e praias turbulentas onde se pratica o surfe.

Bem na extremidade da Península de Otago fica o Royal Albatross Center, onde se pode visitar a única colônia peninsular de reprodução de albatrozes-reais do mundo. Perto fica a reserva de conservação privada de pingüins de olhos amarelos, Penguin Place, cujo nome Maori é hoiho. Também é possível encontrar pingüins azuis, lobos-marinhos e leões-marinhos com um operador turístico local, como o Nature's Wonders ou o Monarch Cruises, que conhecem os melhores locais para observação.

Muitos dos edifícios mais imponentes de Dunedin foram construídos na época da corrida do ouro, período durante o qual o custo não era nenhum impedimento. Como resultado, a cidade possui a melhor coleção de edifícios com decoração vitoriana e eduardiana do hemisfério sul.

Inaugurada em 1906 e descrita como uma combinação experimental entre os estilos arquitetônicos clássico e neo-gótico, a Estação Ferroviária de Dunedin é extremamente bonita. A combinação de basalto escuro com calcário branco faz ela parecer a maior casa de gengibre do mundo.

No topo da Península de Otago, fica o Castelo de Larnach, uma mansão neo-gótica que é considerada o único verdadeiro castelo da Nova Zelândia. Foi construído na década de 1870 com o trabalho de 200 homens por mais de três anos. Acredita-se que fantasmas habitam o castelo. Outra casa senhorial a serem visitada é Olveston, que oferece uma visão detalhada do estilo de vida da classe alta do início do século XX.