Para evitar qualquer tipo de inconveniente com a apreensão de itens restritos, é importante que certos itens sejam colocados na sua bagagem despachada e não em sua bagagem de mão. Lamentavelmente, todo item apreendido no aeroporto pelos serviços de inspeção aeroportuária não será restituído.

Itens proibidos

Os itens proibidos a bordo da aeronave, na sua bagagem de mão ou na sua pessoa incluem:

  • Objetos pontiagudos ou cortantes incluindo (mas não se limitando a): Facas, navalhas, abridores de carta, tesouras, ferramentas, chave de fenda e dardos
  • Artigos esportivos ou do estilo taco incluindo (mas não se limitando a): bastões de beisebol, tacos de bilhar, tacos de golfe, tacos de lacrosse, bastões para esqui, soqueiras, martelos, bumerangues e didgeridoos
  • Isqueiros incluindo butano, isqueiros a bateria e isqueiros novidade.
  • Tinta em cartuchos de toner que pesam 453 gramas ou mais em voos partindo para, passando por ou saindo dos EUA, Vancouver e Londres

Itens Restritos:

As restrições para o transporte de líquidos, aerossóis, pastas e géis são as seguintes:

Os passageiros saindo da Nova Zelândia em voos internacionais devem cumprir com as normas de segurança com relação ao transporte de líquidos, aerossóis, pastas e géis:

As restrições para o transporte de líquidos, aerossóis, pastas e géis são as seguintes:

  • Todos os líquidos, aerossóis, pastas e géis, tais como água, bebidas em geral, cremes, perfumes, sprays, géis, pasta de dente, brilhos para os lábios e rímel não devem estar em embalagens de mais de 100ml.
  • Todos estes produtos devem ser levados em uma embalagem plástica transparente vedada com capacidade máxima de 1 litro (aproximadamente 20 cm x 20 cm)
  • Somente é permitida uma embalagem plástica por passageiro
  • A embalagem plástica deve estar fechada e deve ser apresentada separadamente do resto da bagagem de mão no local de inspeção.
  • Os líquidos em embalagens de mais de 100ml podem ser colocados na sua bagagem despachada.

Existem exceções para medicamentos pessoais, alimentação de bebês e suplementos dietéticos em forma de líquido, pasta, aerossol ou gel.

Atenção - se estiver viajando para os EUA, é possível que seja necessário cumprir com os requisitos adicionais de segurança antes de embarcar na aeronave.

Lembre-se que os “Líquidos” incluem:

  • toda bebida incluindo água, cerveja, vinho, licores, sopa, xaropes
  • pastas, inclusive pasta de dentes
  • cremes, loções, óleos, perfumes, rímel, etc.
  • géis, incluindo géis para os cabelos e de banho.
  • sprays e recipientes pressurizados incluindo creme de barbear e desodorantes em aerossol
  • qualquer outra solução e itens de consistência similar

BAA New Rules Chart.

Estes requisitos são consistentes aos estabelecidos nos EUA, Comunidade Europeia, Canada e Austrália.

Para obter mais informações sobre os novos regulamentos inclusive para saber quais são os itens permitidos, consulte www.flysmart.govt.nz.

Duty free

Pode-se levar a bordo líquidos em recipientes de qualquer tamanho comprados depois de passar pela inspeção de segurança na sala de embarque (chamado as vezes de 'área de operações'), inclusive em voos para os EUA (entretanto, guarde os recibos e assegure-se de que as tampas dos recipientes estejam fechadas mesmo quando se trata de água/outras bebidas). A maioria dos produtos de loja Duty Free ou compras semelhantes serão entregues em embalagens especial seladas. Não abra esta embalagem plástica até chegar ao seu destino final. Conserve também os seus comprovantes de compra durante toda a viagem. É possível também que estes devam ser apresentados em todos os pontos de conexão.

Em caso de conexão em qualquer aeroporto da CE, restrições especiais se aplicam. Somente é possível passar com líquidos comprados no duty free pela inspeção de segurança no aeroporto de conexão se estes tenham sido comprados em outro aeroporto da CE ou a bordo de uma aeronave operada por uma companhia aérea da CE. Será necessário apresentar comprovante de compra para prová-lo. Compras feitas em outros aeroportos ou a bordo de outras companhias aéreas somente podem ser transportadas em sua bagagem despachada nos voos de conexão. Obs. - é possível que não tenha acesso a sua bagagem despachada no ponto de conexão. Isto deve ser levado em consideração ao comprar líquidos no duty free antes de chegar ao seu destino final para evitar que estes sejam apreendidos.

Veja a lista completa dos estados membros da Comunidade Europeia.

Passageiros viajando direto ao seu destino internacional final
Passageiros viajando a um destino internacional e que não estejam em trânsito, ou fazendo conexão para outro voo, podem comprar líquidos no duty free com mais de 100ml na Nova Zelândia uma vez que tenham passado pela inspeção de segurança (depois da imigração).

Passageiros em trânsito ou fazendo conexão na Austrália, São Francisco, Londres, Hong Kong, Japão e Ilhas do Pacífico
Recomendamos aos passageiros em trânsito por estes aeroportos que não comprem qualquer líquido que exceda 100ml no duty free antes de chegar ao seu destino final para evitar que estes sejam apreendidos. É possível comprar artigos no duty free ao chegar ao seu destino final, caso o aeroporto no destino final tenha lojas de duty free.

Passageiros em trânsito em Los Àngeles
Todos os passageiros em trânsito em Los Àngeles somente podem comprar produtos líquidos no duty free com mais de 100ml na Nova Zelândia, se forem permanecer na área estéril durante o trânsito. Passageiros com produtos líquidos comprados no duty free que desejem passar pela alfândega e a imigração em Los Àngeles (ex. para aceder a nossa sala VIP Koru em Los Àngeles) terão os seus produtos líquidos, pastas e géis apreendidos no ponto de inspeção de segurança.

Caso for continuar a viagem na mesma aeronave nos voos NZ2 ou NZ1, no mesmo dia, não será necessário passar pela inspeção de segurança enquanto estiver em trânsito em Los Àngeles. Sendo assim, é possível comprar produtos líquidos de duty free com mais de 100ml em Auckland ou em Heathrow em Londres antes de embarcar, mas isto somente deve ser feito depois de ter passado pelas inspeções de saída e de segurança.
 
Obs. - caso esteja fazendo conexão com outro voo, aconselhamos não comprar produtos líquidos com mais de 100ml no duty free até chegar ao seu destino final para evitar que sejam apreendidos. Caso por alguma razão fizer todo o processamento de chegada em Los Àngeles, será necessário passar pelas inspeções de segurança e restrições LAGs antes de embarcar no mesmo ou no próximo voo.

Informações importantes para os passageiros em trânsito na Nova Zelândia

Passageiros com conexão internacional no aeroporto de Auckland
Em caso de conexão com outro voo internacional na sua chegada a Auckland e se a sua bagagem já foi etiquetada até o seu destino final, não é preciso retirar as bagagens ou passar pela alfândega ou a imigração. Dirija-se à zona de conexão internacional no final do terminal no setor de chegada onde irá passar por uma inspeção de segurança e deverá cumprir com os requisitos de transporte de líquidos, géis e aerossóis (LAGs). Para evitar que produtos líquidos, géis e aerossóis sejam apreendidos, aconselhamos não levar ou comprar produtos líquidos de mais de 100ml no Duty Free na sua cidade de embarque ou até depois de ter passado pela inspeção de segurança em Auckland. Caso não tenha um cartão de embarque, dirija-se ao balcão de conexões internacionais onde será emitido o seu cartão de embarque.

Caso não tenha feito o check-in até o seu próximo destino ou destino final, será necessário retirar a sua bagagem e passar pela alfândega e a imigração antes de fazer de novo um check-in com a companhia aérea do seu voo.

Passageiros com conexão a um voo doméstico em um aeroporto da Nova Zelândia
Ao fazer a conexão de um voo internacional para um voo doméstico na Nova Zelândia, será necessário fazer as formalidades de chegada e passar pela alfândega antes de se dirigir ao terminal doméstico. Apesar de ter que passar pela alfândega e pela imigração, é possível levar produtos líquidos e géis com mais de 100ml nos voos doméstico na Nova Zelândia inclusive compras feitas no duty free.

Passageiros viajando no voo NZ90 de Christchurch a Auckland e fazendo conexão com um voo internacional
Faça o check-in para o seu voo de Christchurch a Auckland nos balcões internacionais do aeroporto de Christchurch. Enquanto estiver em Auckland, você estará em trânsito internacional. Ao chegar, dirija-se ao portão de conexões internacionais no final do terminal na área de desembarque. No aeroporto Internacional de Auckland, será necessário passar pela inspeção de segurança e cumprir com os requisitos de segurança, incluindo no que diz respeito ao transporte de líquidos, géis e aerossóis (LAGs). Para evitar que os LAGs sejam apreendidos, não leve ou compre produtos líquidos de mais de 100ml no Duty Free até depois de ter passado pela inspeção de segurança.

Medicamentos e alimentos para bebês

É permitido o transporte de medicamentos essenciais e alimentos para bebês. Assegure-se de ter em mãos a documentação de suporte que indica a necessidade para os medicamentos durante o voo caso solicitado. É possível que peçam ao passageiro que prove o leite para bebês, água esterilizada ou alimentos líquidos para verificar a sua autenticidade. A Air New Zealand recomenda que isto seja organizado antes de fazer o check-in para evitar atrasos desnecessários.

Todo medicamento que o passageiro esteja transportando na sua bagagem de mão ou em sua pessoa deve conter uma etiqueta impressa de maneira profissional identificando o medicamento ou o nome do fabricante ou uma etiqueta com o nome do laboratório. Medicamentos/ equipamentos para diabetes, podem ser transportados, inclusive seringas, mas as mesmas devem ser inspecionadas para assegurar que nenhum item proibido esteja sendo transportado nestas. Aconselhamos aos passageiros ter uma carta do seu médico confirmando a necessidade de transportar qualquer artigo médico, pois alguns países requerem a apresentação de tal carta.

Caso tenha qualquer dúvida em relação aos itens restritos, entre em contato conosco.

Preparação da sua viagem

Solicitamos aos passageiros que considerem os pontos a seguir para que sua passagem pelo aeroporto seja a mais eficiente e confortável possível.

Antes de chegar ao aeroporto:

  • Limitar as quantidades do que poderá necessitar na cabine durante o voo.
  • Quando possível, colocar os produtos líquidos na sua bagagem despachada.
  • Preparar uma embalagem plástica selada contendo todos os líquidos em recipientes de menos de 100ml antes de chegar no aeroporto.
  • Se houver qualquer dúvida, contate o aeroporto ou a companhia aérea antes de ir para o aeroporto.
  • Para fazer com que a sua inspeção de segurança seja mais rápida, aconselhamos que os passageiros não incluam itens que possam conter líquidos (ex. garrafas, garrafas térmicas, tubos, latas, recipientes plásticos, etc.) na bagagem de mão.

Conselho para todos os passageiros que viajam de/para ou via os EUA

Existem Requisitos adicionais de entrada e trânsito para os EUA que devem ser cumpridos para poder embarcar em um voo para os EUA.

Estes incluem inspeções adicionais de passageiros e da bagagem de mão no portão imediatamente antes do embarque.

De forma a minimizar os atrasos e filas, solicitamos a todos os passageiros que se apresentem o mais cedo possível ao portão de embarque. A segunda inspeção de segurança começa 2 horas antes do embarque.

No ponto de inspeção de segurança

  • Esteja pronto para entregar a sua embalagem plástica selada com líquidos para inspeção ao se aproximar do ponto de inspeção de segurança. Esta será inspecionada ao mesmo tempo que a sua bagagem de mão.
  • Todos os casacos e jaquetas devem ser retirados e estar prontos para ser inspecionados e os itens de metal, inclusive carteiras, devem ser colocados nas bandejas plásticas e inspecionados separadamente.
  • Caso estiver transportando um laptop ou qualquer outro item eletrônico de tamanho grande na sua bagagem de mão, estes devem estar prontos para ser apresentados separadamente para inspeção.
  • Atenção - se estiver viajando para os EUA, é possível que seja necessário passar por uma segunda inspeção antes de embarcar na aeronave.